Design de Embalagem - 2013
 
Antes especializada no setor de food service com uma cartela grande de produtos no ramo de lanches, a TopFood, após aperfeiçoar a receita do legítimo pão de queijo mineiro, criou um produto que se destacava do mercado pela sua receita especial. Com a receita pronta e uma nova visão - a de especialistas em pão de queijo - eles vieram abertos a uma proposta inovadora de abordagem no mercado, usando a apresentação no ponto de venda como grande diferencial para criar um referencial forte em meio a um mercado já denso.
 
Com uma embalagem focada na atração visual, hoje a empresa se consolidou como uma das grandes marcas de pães de queijo de Minas Gerais, associando um produto de boa qualidade ao design de varejo. Além do reconhecimento do mercado no aumento das vendas, a embalagem também recebeu bronze na categoria "Embalagem de Alimentos Salgados" no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira de 2014.
 
Design gráfico: Marcello Caetano
Tecnologia & produção: Fabrizio Libânio e Marcello Caetano
 
 
 
Para enfatizar então, a principal característica do produto, a forma escolhida foi a de cunha de queijo. Além de visualmente interessante, a forma trazia benefícios para a exposição em gôndola (no caso freezer) ocupando uma maior área e criando uma mancha gráfica melhor definida. Ainda que a forma não fizesse favores à logística de produção e entrega, o projeto foi abraçado pelos empresários e partimos para a etapa de formulação da faca, desenhando várias opções para que tivessemos a opção mais econômica, sustentável e prática possível.
 
Para a parte visual, continuando o trabalho com a estética dos queijos, todas as informações do protudo foram pensadas para se apresentarem como adesivos, carimbos e pirogravuras que são as formas mais tradicionais de apresentar rotulagem nesses produtos. Ainda assim, a apresentação gerada não pretende ser pesada e densa de tradição como a dos clássicos fromages franceses, mas sim leve e jovem, como a própria TopFood se apresenta.
 
Back to Top